Grupo de Trabalho abordou medidas para uma agenda colaborativa entre os sete estados do Consórcio
No primeiro dia da 9 ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), representantes de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Espírito Santo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul se dividiram em 21 Grupos de Trabalho (GTs) para debaterem juntos assuntos que possam gerar uma agenda conjunta com medidas de impacto na vida da população. No GT de Desenvolvimento Econômico, onde a Secretaria de Negócios Internacionais esteve presente, as discussões iniciais focaram em três pautas: internacionalização, regulagem de produtos e G20.
A secretária-executiva de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Juliana Cardoso, abriu os trabalhos apresentando a dinâmica e a proposta do GT. “A partir desse evento, o Cosud passa a ter caráter formal, o que vai contribuir diretamente na viabilização das iniciativas propostas”, disse. ‘’Aqui em São Paulo, temos uma forte diretriz do governador Tarcísio de Freitas para estimular o desenvolvimento, a dignidade e o diálogo, portanto essa troca de ideias com os demais estados que compõem o Consórcio é enriquecedora para o crescimento de todos.”

Grupo de Trabalho
O primeiro tema discutido foi sobre internacionalização do bloco e medidas para tratar os gargalos do comércio exterior. As autoridades participantes compartilharam experiências e trouxeram propostas de melhoria no processo de exportação. Outro assunto foi a regulagem de produtos e a uniformização de regras para criar um padrão que possibilite melhor comercialização entre os estados.
O G20, grupo que reúne as maiores economias do mundo, também foi pauta. Os representantes apontaram o evento global como uma importante oportunidade de expor as boas práticas dos sete estados a nível internacional, até porque, juntos, representam quase 70% do PIB (Produto Interno Bruto) do país, o que demonstra a força dos estados e a representatividade na economia brasileira.
“É importantíssimo aproveitar esses dias de Cosud para discutirmos ações de internacionalização dos estados durante o G20. Vamos utilizar a oportunidade para traçar um plano com esse propósito”, destacou Marco Aurélio Rocha, secretário-executivo de Negócios Internacionais do Estado de São Paulo.
Durante o encontro, surgiram ainda novos temas a serem aprofundados futuramente, como a diversificação da economia e a importância da pesquisa e a inovação na conexão com o setor produtivo.
Nesta sexta-feira (20), o Grupo de Trabalho de Desenvolvimento Econômico se reúne novamente para aprofundar as discussões, a partir das 10 horas, no auditório da Pina Estação, no centro da capital paulista.