Negócios Internacionais

Share

Em Santos, Secretaria de Negócios Internacionais realiza reuniões com DP World e Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (ABTRA)

Os encontros trataram de assuntos como facilitação comercial, os desafios para a eventual implantação do Port Community System (PCS) e oportunidades para expansão do Programa do Operador Econômico Autorizado (OEA) no Estado de São Paulo

Nesta segunda-feira (19), o Governo de São Paulo, através da Secretaria de Negócios Internacionais, participou de agenda em Santos, litoral do Estado. Os temas de maior destaque nos encontros foram a facilitação de comércio exterior e questões relacionadas ao desenvolvimento do Complexo Portuário de Santos.

A agenda teve início na visita ao terminal operado pela DP World Santos, um dos maiores e mais avançados terminais portuários do Porto de Santos. O secretário de Negócios Internacionais, Lucas Ferraz, foi recebido pelo diretor-presidente da DP World Santos, Fabio Siccherino, e pelo diretor de novos projetos, Wilson Lozano. O encontro também incluiu uma visita pelas instalações do terminal, que é responsável pela geração de mais de 1.200 empregos diretos.

Em seguida, o secretário foi recebido por Bayard Freitas Umbuzeiro Filho, presidente da Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (ABTRA) e da Transbrasa, na sede da empresa.

Em ambas as agendas, a Secretaria de Negócios Internacionais tratou sobre medidas de eficiência utilizadas pelo porto e os desafios para a implementação do Port Community System (PCS). Além disso, outro tema discutido nas reuniões foi a possível expansão do Programa OEA para o Estado de São Paulo, que visa facilitar a atuação das empresas de comércio exterior economizando tempo, mão-de-obra, redução de burocracia e incentivo para exportar e importar.

“O Governo de São Paulo quer se aproximar do setor privado, entender as necessidades de todos. Queremos ouvir quem opera, desburocratizar os processos para que o setor seja ainda mais eficiente. Essa é uma agenda importante para o Governo do Estado”, destacou Lucas Ferraz.

Espaço para banner

Tags