Evento reuniu mais de 50 empresas chinesas no Consulado-Geral da China em São Paulo
Nesta terça (20), os projetos e ações do Governo de São Paulo foram apresentados para representantes de mais de 50 empresas chinesas atuantes no Brasil, durante o evento “Diálogos para a Cooperação entre São Paulo e China”. Realizado no Consulado-Geral da China em São Paulo, o encontro reuniu diversas secretarias do governo paulista, que foram recepcionadas pela cônsul-geral da China, Chen Peijie, e o cônsul-geral adjunto, Tian Yuzhen.
Na oportunidade foi reforçado o compromisso do governo em manter um diálogo constante com o setor privado com foco em crescimento e melhoria no ambiente de negócios. As oportunidades de investimentos em SP também foram destacadas, com foco no portfólio de projetos de concessões, privatizações e parcerias público-privadas (PPPs), que podem gerar mais possibilidades de cooperação com as empresas chinesas.

Para representar o Governo de São Paulo estavam presentes Lucas Ferraz, secretário de Negócios Internacionais; Jorge Lima, secretário de Desenvolvimento Econômico; Rui Gomes, presidente da InvestSP; Ricardo Brito, presidente da DesenvolveSP; Antonio Junqueira, secretário de Agricultura e Abastecimento; Rafael Benini, secretário de Parcerias em Investimentos; e Anderson Oliveira, secretário executivo da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (SEMIL).
As ações de promoção comercial, facilitação do comércio exterior e atração de investimentos também foram destaque durante a apresentação dos secretários.
“Estamos trabalhando em diversas iniciativas focadas no crescimento do estado de São Paulo. Junto à Secretaria da Fazenda, começamos estudos para implantação do Drawback em âmbito estadual e também para a criação do selo OEA Paulista. Além disso, estamos focados na mobilização de recursos para investimentos no estado e estamos trabalhando em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para o desenvolvimento de uma plataforma focada em promoção do comércio e o investimento internacional para as pequenas e médias empresas”, destacou o secretário de Negócios Internacionais, Lucas Ferraz.
Ao final do evento os empresários chineses fizeram perguntas e compartilharam algumas experiências sobre a presença das empresas no estado de São Paulo. O evento reforça os laços e a cooperação entre a China e o governo paulista, em uma parceria que já é estabelecida há vários anos.