Negócios Internacionais

Share

Governo de São Paulo participa do Fórum Econômico Mundial, em Davos

Tarcísio de Freitas retornou ao estado com perspectivas de novas e importantes parcerias.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, finalizou sua primeira missão internacional à frente do comando do estado. A comitiva governamental, formada pelos secretários de Negócios Internacionais, Lucas Ferraz, da Casa Civil, Arthur Lima, e de Comunicação, Lais Vita, esteve presente no Fórum Econômico Mundial, em Davos, entre os dias 16 e 19 de janeiro.

Durante o evento, Tarcísio de Freitas participou de quase 40 reuniões com CEOs globais de grandes multinacionais, fundos soberanos, presidentes de bancos e instituições multilaterais, além de altas autoridades governamentais de Europa, EUA e Oriente Médio.

O governador conversou com investidores de setores como energia, infraestrutura, tecnologia e saúde para atrair novos negócios para o estado de São Paulo. Inclusive, a agenda contemplou reunião com Al Gore, referência mundial sobre temas como sustentabilidade e mudanças climáticas. Durante os encontros, foi apresentada a prateleira de projetos do estado que são as prioridades do governo. Entre as principais estão as privatizações da EMAE (Empresa de Águas e Energia) e da Sabesp e o Trem Intercidades.

“A participação no Fórum Econômico Mundial mostrou que o mundo reconhece a grandeza do estado de São Paulo como um grande centro industrial, do agronegócio e de serviços. Voltamos com boas ideias na bagagem que vão virar ações para o meio ambiente, educação, tecnologia e estruturação de projetos. Os investimentos previstos vão trazer empregos e gerar transformação”

afirmou o governador ao término da missão.

Confira os principais destaques da participação do Governo de São Paulo em Davos:

Mudanças climáticas com Al Gore
Foram apresentados pelo governador de São Paulo três medidas relevantes que estão entre os projetos do estado para a agenda climática: 1) criação de green bonds (títulos verdes) para captação de recursos do mercado privado com o objetivo de investir em preservação ambiental; 2) absorção de expertise de organizações internacionais para que a atenção às mudanças climáticas seja transversal em todos os projetos do estado; e 3) estruturação de um órgão fiscalizador do cumprimento dessas ações transversais.
Tarcísio de Freitas aproveitou para também convidar o ambientalista para uma visita a São Paulo. Dessa forma, fica mais viável uma maior apresentação dos dados e dos projetos que o governador pretende concretizar no estado.


Energia
Tarcísio de Freitas e a comitiva paulista também se encontraram com Marcos Bulgheroni, CEO da Pan American Energy, maior produtora privada de petróleo e gás natural da Argentina; e com Ignacio S. Galán, CEO da Iberdrola, líder mundial na produção de energia eólica.
Outra reunião que merece destaque foi a realizada com Francesco Starace, CEO da Enel. O governador conversou sobre projetos na área de energias renováveis, redes inteligentes de distribuição de energia, e a possibilidade de expansão dessas experiências no estado.
Tarcísio também esteve com Ana Paula Marques, Membro do Conselho de Administração Executivo da EDP (Energias de Portugal SA), uma das principais operadoras do setor elétrico na Europa e que atua fortemente em diversos estados brasileiros, inclusive São Paulo.


Autoridades governamentais
Entre as autoridades que Tarcísio de Freitas encontrou no Fórum estão Helene Budliger Artieda, secretária de Estado para Assuntos Econômicos do Governo da Suíça; Nicholas Lyons, Lord-Mayor da City of London; Jennifer Morgan, secretária de Estado do Governo da Alemanha e Bandar Alkhorayef, ministro da Indústria da Arábia Saudita.
Com esses representantes, os assuntos percorreram temas como sustentabilidade, clima, parcerias tecnológicas com foco na produção de hidrogênio verde, investimentos no setor automotivo e o apoio à assinatura final do acordo Mercosul EFTA.


Infraestrutura | Privatizações
Sobre os projetos de infraestrutura e privatizações, Tarcísio de Freitas e sua comitiva conversaram com o vice-presidente da State Grid Corporation of China, Pan Jingdong. A companhia de energia é dona da CPFL e os dois conversaram sobre a privatização da Emae (Empresa Metropolitana de Água e Energia).
Trataram também de uma importante inovação que pode ser implementada no Porto de Santos, no encontro com Sultan Ahmed bin Sulayem, presidente e CEO da DP World. Essa inovação seria a possível implementação do PCS (Port Community System) no porto. Isso tornaria o Porto de Santos o primeiro do país a adotar o sistema. A instalação da plataforma pode gerar ganhos de eficiência na casa de bilhões de reais por ano.

O governador também esteve com Veronica Scotti, presidente da Swiss Re. A empresa é investidora em infraestrutura e sinalizou interesse nos instrumentos de finanças verdes que constam no plano de governo de São Paulo.


Educação | Inovação
A inovação também está presente nos projetos de educação do estado. O governador esteve com Nick Clegg, presidente de Assuntos Globais da Meta. Ambos discutiram uma parceria com a Secretaria de Educação de São Paulo com a ideia de utilizar o Metaverso como ferramenta de ensino.
Tarcísio também se encontrou com Rodrigo Kede, presidente da Microsoft para a América Latina, e falaram sobre novas tecnologias para serviços públicos como telemedicina e educação.
Já com Michael Punke, vice-presidente de Políticas Públicas Globais da Amazon, o governador de São Paulo discutiu sobre um programa de cooperação com foco no desenvolvimento de habilidades específicas ligadas à tecnologia. A ideia é que os jovens que participarem do projeto também tenham oportunidades de trabalho na gigante varejista.
Saúde
Tarcísio de Freitas teve agenda também com empresas da área da saúde. Com o o presidente da AstraZeneca, Leif Johansson, o governador propôs uma parceria entre o Instituto Butantan e a farmacêutica para a produção de novos fármacos.
Com Kevin Ali, CEO da Organon, empresa global de saúde que possui fábrica em Campinas e é líder no desenvolvimento de medicamentos para mulheres, ficou agendada uma nova reunião na capital paulista, em abril, para discutir possíveis parcerias envolvendo a recém-criada Secretaria de Políticas para a Mulher.


Reúso de água
Para esse tema, Tarcísio se encontrou com o vice-presidente da Pepsico, Roberto Azevêdo. A conversa tratou sobre os planos do governador para a Reforma Tributária no Estado. “Outro assunto importante que falamos foi a possibilidade de cooperação entre São Paulo e a Pepsico para a promoção do reuso da água. Eles têm trabalhado muito nessa linha e possuem tecnologia para utilização de água de reuso nos processos produtivos.”, declarou o governador.

Agricultura
Sobre este assunto, Tarcísio de Freitas e sua comitiva estiveram com Ken Seitz, CEO da Nutrien, uma das maiores empresas de fertilizantes do mundo. No encontro, o executivo declarou que eles pretendem aumentar a capacidade de produção no estado ainda este ano.


Automotivo
Já com o CEO da Toyota Research Institute, Gill Pratt, Tarcísio falou sobre novos modelos de carros híbridos. “Tratamos também sobre a possibilidade de tornar a tecnologia, que ainda é nova no país, mais acessível para toda a população”, salienta o governador.


Fundos soberanos | Instituições multilaterais | Bancos
Tarcísio de Freitas apresentou o portfólio de projetos para investimentos no estado de São Paulo para o CEO do GIC (Fundo Soberano de Singapura), Jeffrey Jaensubhakij, o diretor do Banco Mundial, Axel van Trotsenburg, o presidente do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), Ilan Goldfajn, o CEO do Qatar Investment Authority, Mansoor Ebrahim Al-Mahmoud, o secretário-geral da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Mathias Cormann, a diretora-geral da OMC (Organização Mundial do Comércio), Ngozi Okonjo-Iweala, e para o presidente do Japan Bank for International Cooperation (JBIC), Nobumitsu Hayashi.

Espaço para banner

Tags