Negócios Internacionais

Share

Governo de SP encontra delegação alemã para discutir sustentabilidade

Multinacionais alemãs participaram de reunião para debater sustentabilidade, mudanças climáticas e energia renovável.

Industriais e executivos de multinacionais alemãs se reuniram com o governador Tarcísio de Freitas e o secretário de Negócios Internacionais, Lucas Ferraz, no Palácio dos Bandeirantes para debater oportunidades de investimento no estado de São Paulo.

No encontro, que ocorreu na quarta-feira (15), foram tratados temas como sustentabilidade, mudanças climáticas, energia renovável, green finance e compromisso com o meio ambiente.

A reunião teve como foco o fortalecimento das relações governamentais e comerciais para a geração de novos projetos e parcerias entre o Governo de São Paulo e a Alemanha.

Tarcísio de Freitas apresentou o potencial ambiental do estado de São Paulo aos representantes alemães, especialmente na transição de uma economia marrom para uma economia verde.

A capacidade do estado para a produção de hidrogênio verde e energia solar, bem como os projetos de concessões e de parcerias público-privadas (PPPs), que podem ultrapassar R$ 180 bilhões, também foi colocada em pauta.

“Estamos muito focados na questão da política industrial, na nova industrialização, que é uma industrialização mais moderna e que aproveita as capacidades que nós temos. Com isso, poderemos dar um salto nos próximos anos”, afirmou o governador, destacando que “São Paulo certamente será o maior produtor de hidrogênio verde do mundo e se vocês estão buscando isso, o nosso estado é o lugar certo”.
Executivos de corporações como Siemens, Wilo, Deutsche Bank, BASF, Liebherr, Vulkan, Rheinmetall e Mahle Foundation estiveram presentes, e discutiram questões como descarbonização da indústria, energia verde e mudanças climáticas.

O secretário de Negócios Internacionais, Lucas Ferraz, pontuou que o Governo de São Paulo está acompanhando as transformações que vêm acontecendo em todo o mundo.

“Nós temos uma agenda de sustentabilidade muito forte. Todos os projetos de concessões e PPPs têm cláusulas muito claras na área ambiental, mecanismos de compensação de emissão de carbono, práticas de ESG. Queremos trazer o hidrogênio verde e já estamos em contato com o BID para desenhar novos instrumentos de finanças verdes para o estado de São Paulo”, ressaltou Lucas Ferraz.

O ex-ministro da Economia, Paulo Guedes, também participou do encontro e salientou a importância do relacionamento entre os países, bem como o papel do Brasil na produção e exportação de energia.
“O Brasil pode e deve ser uma fonte de energia segura, de segurança energética para a Europa. Nós temos essa capacidade principalmente por termos a matriz energética mais limpa do mundo e também pelas energias renováveis que estamos estudando. Não só a hidrelétrica, que o Brasil tem em abundância, mas para exportar precisamos produzir o hidrogênio verde mais barato. Esta é uma oportunidade para a reindustrialização do Brasil”, afirmou Paulo Guedes.

Para o CEO da Germany Trade & Invest, Robert Hermann, é muito importante que a Alemanha e o estado de São Paulo trabalhem juntos. “Grande parte do hidrogênio verde que a Alemanha precisa deverá ser importado e precisamos, portanto, de parceiros que tenham a tecnologia. É possível fazer parceria com o Brasil até para produzir aqui, já que nem tudo precisa ser produzido na Alemanha”, destacou.

O diretor da Fiesp, Ronaldo Koloszuk, o gerente geral da VDMA no Brasil (Associação Alemã de Fabricantes de Máquinas e Instalações Industriais), Thomas Ulbrich, o presidente da German Trade and Invest (GTAI), Dr. Robert Hermann e o diretor-executivo da LADW – Comissão para América Latina da Indústria Alemã junto à Confederação Alemã da Indústria (BDI, sigla em alemão), Rafael Haddad, também estiveram presentes no encontro.

Espaço para banner

Tags