Negócios Internacionais

Share

Governo de SP recebe o primeiro-ministro dos Países Baixos e delegação de empresários

O foco das agendas foi o fortalecimento da cooperação em diversas áreas como tecnologia e inovação, transição energética e infraestrutura

Nesta segunda-feira (8), o Governo de São Paulo recebeu o primeiro-ministro dos Países Baixos, Mark Rutte, acompanhado de uma delegação de empresários holandeses. Em dois encontros, realizados no Palácio dos Bandeirantes, o foco foi fortalecer a cooperação entre o governo paulista e os Países Baixos em áreas como tecnologia e inovação, transição energética, desenvolvimento portuário, infraestrutura, recursos hídricos, agricultura e logística.

O governador Tarcísio de Freitas apresentou ao primeiro-ministro o Programa de Parcerias e Investimentos de São Paulo (PPI-SP), destacando os projetos de infraestrutura, Parcerias Público-Privadas (PPPs) e concessões que vão alavancar o estado de São Paulo.

“Temos um potencial enorme para cooperação. O estado de São Paulo é a locomotiva do Brasil e temos vários campos de atuação que permitem essa colaboração. Que este seja o primeiro de muitos encontros para que possamos sempre estabelecer laços mais fortes e promover o desenvolvimento do Brasil e dos Países Baixos”, ressaltou Tarcísio de Freitas.

O vice-governador, Felicio Ramuth, e os secretários estaduais de Parceria em Investimentos, Rafael Benini, Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan, Negócios Internacionais, Lucas Ferraz, e o secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lima, participaram dos encontros.

Na primeira agenda do dia, Felicio Ramuth recebeu o primeiro-ministro e empresários holandeses para uma conversa que contou com quatro pilares: ambiente de negócios; sustentabilidade, transição energética e segurança alimentar; logística, infraestrutura e água; e ciência, tecnologia e inovação.

“Nós temos um governo que acredita no livre mercado, na capacidade das empresas para ajudar o poder público a prestar melhores serviços e na capacidade do empreendedorismo. Estamos buscando simplificar as burocracias, facilitando o processo para que os empreendedores façam aquilo que eles sabem fazer”, destacou o vice-governador.

Dezenas de empresas holandesas estão presentes no estado de São Paulo e a colaboração, a troca de experiências e conhecimentos representam oportunidades para todos.

“Apenas podemos superar grandes mudanças globais se fizermos isso juntos. Particularmente em situações como a mudança climática, podemos ver oportunidades em sustentabilidade, logística e infraestrutura. O Estado de São Paulo tem uma agenda muito ambiciosa e nós podemos aprender com vocês, ajudar e trabalhar juntos”, afirmou o primeiro-ministro dos Países Baixos, Mark Rutte.

Espaço para banner

Tags