Negócios Internacionais

Share

Implementação do Port Community System avança em São Paulo

Secretaria de Negócios Internacionais se reuniu com desenvolvedores do PCS

O secretário de Negócios Internacionais Lucas Ferraz recebeu, no Palácio dos Bandeirantes, desenvolvedores do Instituto de Tecnologia de Software da Universidade de São Paulo (ITS/USP), para demonstração do Port Community System (PCS). O encontro ocorreu na sexta-feira (10/02).
O PCS foi apresentado pelos desenvolvedores do ITS/USP Vidal Zapparoli Melo, José Bellinetti e Anderson Eleutério O sistema permitirá a integração de todos os agentes de operação do Porto de Santos, o que resultará em mais eficiência, redução de custos e diminuição de tempo de espera em filas de embarcações e veículos de cargas.
A economia para o Porto de Santos pode chegar a R$ 1 bilhão por ano, além de contar com benefícios ambientais, como a redução de emissão de gases de efeito estufa.
“Todos os portos dos maiores países do mundo já adotaram o PCS. É um dos nossos papéis incentivar a adoção de sistemas que geram eficiência e reduzem custos em uma das mais importantes portas de exportação e importação do nosso país”, diz o secretário Lucas Ferraz.
O PCS é utilizado em portos como o de Hamburgo, na Alemanha, de Rotterdam, maior da Europa, na Holanda, e o de Valência, na Espanha. O sistema integra informações sobre chegadas e partidas de navios, bem como de cargas importadas e exportadas. Além disso, todos os stakeholders envolvidos estarão dentro do sistema.
Inicialmente, apenas o setor privado atuante no porto fará parte do sistema. Posteriormente, será possível integrar os sistemas federais. A iniciativa conta com apoio do Prosperity Fund, fundo de cooperação do Reino Unido.
Os próximos passos da Secretaria de Negócios Internacionais incluem o mapeamento do modelo de governança mais adequado e o diálogo com os agentes da comunidade portuária de Santos.

Espaço para banner

Tags