Negócios Internacionais

Share

Negócios Internacionais participa de evento com União Europeia para discutir investimentos em economia circular

Compromisso do governo paulista com a sustentabilidade e a transição energética foi apresentado no painel de abertura

A cooperação entre o Brasil e a União Europeia para um futuro sustentável foi debatida na manhã desta quarta-feira (28), durante evento realizado em São Paulo. Com a participação da Secretaria de Negócios Internacionais, o encontro “Caminhos União Europeia – Brasil para um futuro sustentável: investindo em uma economia circular e de baixo carbono” reuniu representantes de países europeus e empresários.

No painel de abertura, o secretário de Negócios Internacionais, Lucas Ferraz, falou sobre a reconfiguração das cadeias globais de valor, considerando movimentos como o nearshoring, que é reorganização da cadeia buscando por fornecedores mais próximos dos mercados de destino importantes, e friendshoring, que é a busca por fornecedores que compartilham os mesmos interesses e valores. Ferraz também abordou a importância da conclusão do acordo entre o Brasil e União Europeia, além de destacar o potencial de crescimento do estado.

“No estado de São Paulo temos vantagens comparativas naturais únicas e o nosso grande desafio é tornar essa vantagem comparativa em uma vantagem competitiva. Para isso, precisamos criar um ambiente de negócios que seja favorável para a atração de investimentos, tanto do ponto de vista interno quanto externo”, ressaltou o secretário de Negócios Internacionais.

Também participaram do painel de abertura o cônsul-geral da Suécia, Renato Pacheco, e a representante da delegação da União Europeia no Brasil, Stèphanie Horel. Na oportunidade, abordaram questões como a cooperação com o Brasil, a importância da união das cadeias globais, os desafios da União Europeia e a transição energética.

O Governo de São Paulo tem um forte compromisso com a sustentabilidade e está construindo políticas para auxiliar e acelerar o processo de transição energética no estado. “Estamos desenvolvendo mecanismos que vão trazer a segurança jurídica necessária para os investimentos em economia verde no estado de São Paulo. Além disso, estamos buscando parcerias com Bancos Multilaterais de Desenvolvimento, para a estruturação de instrumentos de finanças verdes, pois a nossa ideia é levantar fundos da iniciativa privada para investimentos em preservação ambiental”, finalizou Lucas Ferraz.

Espaço para banner

Tags