Negócios Internacionais

Share

Implantação do Port Community System avança em São Paulo

Secretaria de Negócios Internacionais recebeu os desenvolvedores do sistema que poderá integrar as operações do Porto de Santos.

O secretário de Negócios Internacionais Lucas Ferraz, junto a sua equipe técnica, recebeu, na última sexta-feira (10), desenvolvedores do Instituto de Tecnologia de Software da Universidade de São Paulo (ITS/USP), para demonstração do Port Community System (PCS). O sistema permitirá a integração de todos os agentes envolvidos na operação do Porto de Santos, resultando em ganhos de eficiência como redução de custos e diminuição de tempo de espera em filas de embarcações e veículos de cargas. Caso seja adotado, a economia para todo o ecossistema do Porto de Santos pode chegar a R$ 1 bilhão por ano, além de benefícios indiretos, como a redução de emissão de gases de efeito estufa.
“Todos os portos dos maiores países do mundo já adotaram o PCS. É um dos nossos papéis incentivar a adoção de sistemas que geram eficiência e reduzem custos em uma das mais importantes portas de exportação e importação do nosso país”, afirma o secretário Lucas Ferraz.
Utilizado em portos como o de Hamburgo, na Alemanha, de Rotterdam, maior da Europa, na Holanda, e o de Valência, na Espanha, o PCS integra informações sobre chegadas e partidas de navios, além de cargas importadas e exportadas. Da autoridade portuária até os armadores, despachantes e práticos, todos os stakeholders envolvidos estarão dentro do sistema. Em um primeiro momento, apenas o setor privado atuante no porto fará parte do sistema. Em uma segunda fase, será possível integrar os sistemas federais.
O PCS desenvolvido para o Porto de Santos foi apresentado pelos desenvolvedores do ITS/USP Vidal Zapparoli Melo, José Bellinetti e Anderson Eleutério. A iniciativa conta com apoio do Prosperity Fund, fundo de cooperação do Reino Unido. Os próximos passos que a Secretaria de Negócios Internacionais deve acompanhar são o modelo de governança mais adequado e o diálogo com os agentes da comunidade portuária de Santos.

O secretário de Negócios Internacionais, Lucas Ferraz, reuniu-se com os desenvolvedores do Instituto de Tecnologia de Software da Universidade de São Paulo (ITS/USP) Vidal Zapparoli Melo, José Bellinetti e Anderson Eleutério.

Secretaria de Negócios Internacionais do Estado de São Paulo
Assessoria de Imprensa
imprensaseni@sp.gov.br
(11) 2193-8150