Durante evento no Palácio dos Bandeirantes, secretário de Negócios Internacionais assinou o protocolo de colaboração técnica com prazo de cinco anos
Nesta terça-feira (04), o governo de São Paulo recebeu uma comitiva suíça no Palácio dos Bandeirantes, liderada pelo Conselheiro Federal do país, Guy Parmelin. A agenda consistiu em reunião bilateral, assinatura de documentos de cooperação entre a Suíça e o estado e o “Fórum de Infraestrutura e Corrida para o Net-Zero em São Paulo”.
O secretário de Negócios Internacionais, Lucas Ferraz, realizou a assinatura do documento que tratava de colaboração técnica nas áreas de economia, tecnologia, inovação e sustentabilidade e reafirmava as relações bilaterais entre Suíça e São Paulo.

“Vamos fortalecer ainda mais a nossa relação com a Suíça. Montaremos grupos de trabalho para explorarmos as sinergias nas áreas de transição energética, ciência e tecnologia, atração de investimentos e comércio bilateral. Temos também a possibilidade de promover trocas tecnológicas para a produção de hidrogênio verde em São Paulo”, detalhou o secretário.
Outros documentos foram assinados na mesma ocasião. Um para fortalecer investimentos e relações econômicas entre o estado e a Suíça, assinado pela InvestSP, agência de atração de investimentos do Estado de São Paulo, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e a Switzerland Global Enterprise, organização suíça para exportação e promoção de investimentos. A SWISSCAM – Câmara de Comércio Suíço-Brasileira aderiu também ao Acordo Ambiental São Paulo, e o Consulado-Geral da Suíça em São Paulo se tornou Observador Internacional do acordo, que é focado no compromisso para a realização de ações mais sustentáveis.

“É interessante perceber que o governo suíço está se dedicando aos projetos de infraestrutura no nosso país. E nós temos em São Paulo uma carteira muito significativa, que conversa com a temática da sustentabilidade.”, declarou o governador Tarcísio de Freitas.
Também fizeram parte da comitiva representantes de empresas suíças atuantes no Brasil. Guy Parmelin, Conselheiro Federal da Suíça, destacou a importância do encontro. “Estamos muito satisfeitos com a assinatura dos três acordos de hoje. Eles ilustram concretamente o reforço da nossa cooperação com o Estado de São Paulo.”, declara.

Em seguida das assinaturas, os presentes foram encaminhados para os debates do fórum, que contou com dois painéis de discussão para atração de investimentos com as empresas presentes. As conversas trataram sobre infraestrutura ferroviária e saneamento, energia e tecnologia limpa.