Encontro com diretor-presidente do porto tratou sobre a possibilidade de implantação do Port Community System
O secretário de Negócios Internacionais, Lucas Ferraz, visitou o Porto de São Sebastião na última semana e falou sobre as perspectivas de expansão, oportunidades de investimentos e o aumento da movimentação de mercadorias em 2023. A comitiva estadual foi recebida por Ernesto Sampaio, diretor-presidente da Companhia do Porto.

Durante a visita também foi discutida a possibilidade de implantar o Port Community System (PCS) no Porto de São Sebastião. O PCS é um sistema que integra todos os agentes envolvidos na operação do Porto, gerando eficiência operacional, redução de custos logísticos e diminuição do tempo de espera em filas de embarcações e veículos de cargas.
O Porto de São Sebastião foi o primeiro porto público do país a receber a certificação ISO 9001. No primeiro semestre deste ano, o terminal registrou a passagem de mais de 480 mil toneladas de produtos, que significou um aumento de receita de 71,23% comparado ao período anterior.

“Viemos conhecer este terminal tão importante para o Estado de São Paulo e avaliar a possibilidade de implementação do PCS, uma plataforma eletrônica que irá reunir e integrar os sistemas de todos os agentes envolvidos no comércio marítimo”, ressalta o secretário Lucas Ferraz.
Na oportunidade também foram apresentados outros projetos da secretaria que podem beneficiar esse segmento, como medidas para potencializar o comércio exterior paulista, envolvendo possíveis ações em nível estadual para fortalecer mecanismos de exportação e importação.
