Negócios Internacionais

Share

Secretário de Negócios Internacionais apresenta ações para comissões de Relações Internacionais e Atividades Econômicas da Alesp

Lucas Ferraz mostrou os pilares da secretaria aos deputados presentes e respondeu questionamentos sobre projetos e o andamento da gestão

Nesta terça (08), o secretário de Negócios Internacionais, Lucas Ferraz, foi recebido em reunião conjunta das comissões de Relações Internacionais e Atividades Econômicas da Alesp, para falar sobre o andamento da gestão e os projetos desenvolvidos pela secretaria.

Presidida pelo Deputado Maurici, a sessão iniciou com o secretário apresentando os projetos de sua gestão. “A secretaria anterior tinha escopo mais direcionado para a paradiplomacia. Na gestão do governador Tarcísio de Freitas decidimos estender a atuação e incluir também os pilares de promoção comercial, desburocratização das atividades econômicas e atração de investimentos”, comentou Lucas Ferraz.

Dentre as ações apresentadas, Ferraz destacou a importância de conhecer profundamente o objeto de trabalho, que é a economia do estado. Por isso, no primeiro semestre, enquanto encaminhava a parceria com Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para o desenvolvimento de plataforma para auxiliar pequenos e médios exportadores e tratativas com outras Secretarias de Estado, a pasta iniciou o mapeamento do comércio internacional, do PIB e dos investimentos para todas as regiões administrativas de São Paulo.

Durante o discurso, o secretário afirmou que o papel da Secretaria de Negócios Internacionais é atuar para aumentar a inserção internacional de São Paulo, e consequentemente do país, e discorreu sobre os três pilares da SENI: promoção comercial e investimentos estrangeiros, facilitação do comércio exterior e paradiplomacia, finanças internacionais e cooperação econômica. Também foram apresentadas ações voltadas para o fortalecimento de mecanismos de exportação e importação, como o Drawback Integrado Suspensão e o Operador Econômico Autorizado (OEA), bem como o início de estudos para a criação da Janela Única Eletrônica de Investimentos em nível estadual.

A sessão foi aberta para perguntas dos deputados das comissões, que tiveram seu tempo para comentários e questionamentos ao secretário. As ações para a internacionalização de regiões mais distantes da capital foram elogiadas, assim como as relacionadas às matrizes energéticas.

Ao encerrar a sessão, o Deputado Maurici citou a similaridade de atuação entre a comissão e a secretaria e se colocou à disposição para ações em conjunto. “Estamos conversando sobre a possibilidade de fazermos juntos um seminário para discutir as oportunidades de desenvolvimento sustentável e reindustrialização do Estado de São Paulo a partir da transição energética”, finalizou o presidente da comissão de Relações Internacionais.

Espaço para banner

Tags