Negócios Internacionais

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Empresas chinesas de tecnologia e economia criativa com impacto bilionário se reúnem com Governo de SP

Vice-governador recebeu jovens empresários que buscam expansão dos negócios para o Brasil

Com 666 milhões de jogadores de videogames e um lucro de US$44 bilhões por ano, a China possui o mercado de jogos mais lucrativo do mundo. A indústria está em franco desenvolvimento no país e mira a internacionalização, estreitando relações inclusive com o Estado de São Paulo. Uma comitiva composta por empresas líderes do mercado chinês esteve, na tarde desta quinta-feira (14), no Palácio dos Bandeirantes.

O grupo composto por empresas líderes de mercado como Kwai, NetEase Games e Mihoyo, se reuniu com o vice-governador, Felício Ramuth, e com representantes das Secretarias Estaduais de Negócios Internacionais e da Cultura, Economia e Indústria Criativas.

Ramuth falou sobre a potencialidade do segmento e da grande oportunidade de negócios para SãoPaulo. “O Brasil ainda está se desenvolvendo neste mercado e temos aqui uma chance de efetivarmos grandes parcerias. Nosso Estado tem diversos facilitadores para que essas empresas possam iniciar as atividades aqui”, declarou.

As estatísticas chinesas apontam que os mais de 600 milhões de jogadores no país gastam anualmente R$ 300,00 cada, em média, gerando impacto expressivo em economia e cultura. “Estamos em busca de internacionalização e o Brasil é um mercado com muito potencial de parceria e crescimento para as nossas marcas”, comentou o vice-presidente e diretor comercial da Kwai, Du Zheng.

Thiago Nogueira, subsecretário de Ações Institucionais e de Comércio Exterior da pasta de Negócios Internacionais, mencionou estatísticas sobre a movimentação do comércio eletrônico no Brasil. “A estimativa é que o país movimente cerca de 40 bilhões de dólares. Isso significa algo em torno de 395 milhões de operações de compra e venda eletrônicas, e 45% desse comércio está no Estado de São Paulo”, disse.

Nogueira também apresentou o projeto da Secretaria com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) para desenvolver uma plataforma online focada em ampliar a participação das empresas de SP nos fluxos de comércio e investimentos internacionais, sobretudo das micro, pequenas e médias empresas. “Por meio de um banco de dados, que conta com mais de 4 milhões de usuários, as empresas paulistas poderão se conectar a novos clientes, fornecedores ou parceiros”, explicou o subsecretário.

O coordenador de cultura pop da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas, Anderson Abraços, mencionou a relevância desse setor para a pasta. “Tenho uma grande experiência no mercado de games e vim para a Secretaria justamente para implementar uma pasta focada na cultura pop. Nosso foco é entender como potencializar esse segmento no Estado, além de estabelecer parcerias”, disse. Uma das iniciativas já implementada é a parceria com o Google e as Fábricas de Cultura, que proporciona oportunidades para jovens das periferias do Estado desenvolverem conhecimentos tanto no e-Sports quanto como desenvolvedores.

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