Negócios Internacionais

Negócios Internacionais, Prefeitura de Campinas e ACIC debatem presença de SP no mercado externo

Potencial exportador do Estado, práticas ESG, promoção comercial e atração de investimentos foram temas abordados no encontro no IAC

Com o intuito de promover debates sobre a presença do Estado de São Paulo no mercado externo, a Secretaria de Negócios Internacionais participou de um evento no Instituto Agronômico de Campinas (IAC), nesta terça-feira (30). O enfoque do evento foi a inserção internacional e o potencial exportador do estado, tratando também temas como a atração de investimentos e a forte agenda sustentável do governo paulista.

O encontro foi organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Campinas com o apoio da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC).

Participaram do evento o secretário de Negócios Internacionais, Lucas Ferraz, o prefeito de Campinas, Dario Saadi, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Campinas, Adriana Flosi, o secretário de Finanças de Campinas, Aurilio Caiado, o auditor fiscal da Receita Federal do Brasil e delegado da Alfândega do Aeroporto Internacional de Viracopos, Camilo Cremonez, o vereador Higor Diego, que representou a Câmara Municipal de Campinas, e o Diretor do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Marcos Landell. Além disso, empresários e representantes de entidades de classe da região também estiveram presentes.

O auditor fiscal da Receita Federal do Brasil e delegado da Alfândega do Aeroporto Internacional de Viracopos, Camilo Cremonez, apresentou números da Receita Federal em Viracopos. O destaque foi para a relevância do estado de São Paulo nas exportações e importações brasileiras.

Logo em seguida a SENI apresentou a carteira paulista de projetos, com destaque para o Trem Intercidades, que vai ligar a capital a Campinas, a privatização da Sabesp, o projeto do túnel para ligar Santos e Guarujá, além de projetos voltados para a educação e reforma tributária no estado. Na oportunidade também foi reforçado o compromisso da SENI com a promoção comercial, baseado no mapeamento das vantagens comparativas de todas as regiões administrativas do Estado, assim como a desburocratização do comércio exterior paulista, além da atração de investimentos externos via Powershoring, que tem grande potencial de gerar mais emprego e renda para a população.

Espaço para banner