Negócios Internacionais

Turismo de SP quer atrair R$ 7 bi em Fórum Internacional de Investimentos

Evento contou com a presença de grandes investidores ligados ao setor e teve a participação da Secretaria de Negócios Internacionais, visando criar ambiente favorável à evolução dos indicadores econômicos do Estado de SP através do turismo

A Secretaria de Negócios Internacionais do Estado de São Paulo participou nesta segunda-feira, 26, do primeiro Fórum Internacional de Investimentos para o Turismo de SP, realizado pela Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo (Setur-SP) que reuniu, na capital paulista, 14 grandes fundos com atuação internacional em investimentos e financiamentos privados. Juntos, esses fundos representam US$ 1 trilhão e estão interessados em importantes projetos de empreendimentos que estão sendo preparados para aumentar a oferta turística de São Paulo, que somam R$ 7 bilhões em investimentos.

Além desses empreendimentos, o secretário Lucas Ferraz (Negócios Internacionais) ressaltou em sua fala no evento a importância da vertente internacional do turismo para Brasil e São Paulo. “O setor de Turismo no Brasil representa cerca de 8% do PIB, e no Estado, cerca de 10% do PIB. O comércio de serviços, aqui incluído o turismo internacional, é o que mais cresce hoje no mundo”, afirmou. Segundo o secretário, também é possível trabalhar uma política de promoção comercial em serviços turísticos, apresentando as vantagens comparativas de São Paulo.

“Os principais países emissores de turistas para o Brasil e para São Paulo são hoje da América do Sul. Considerando a alta elasticidade da atividade turística, é também preciso focar em políticas para atração do turismo de longa distância, envolvendo regiões mais desenvolvidas ou de maior crescimento econômico, com ticket médio mais elevado”, destacou o secretário de Negócios Internacionais.

São Paulo tem o maior índice de competitividade do país em segmentos como eventos e negócios, gastronomia e parques temáticos, de acordo com o Ministério do Turismo, além de ser o Estado que mais recebe turistas no país.

Projetos
Durante o evento, foram apresentados 34 projetos. Entre os destaques está a readequação do edifício Martinelli, um dos primeiros arranha-céus do país, na capital, com previsão de um novo restaurante, bar temático e entretenimento no terraço e subsolo; uma arena de shows e hotelaria temática entre as emblemáticas avenidas Ipiranga e São João; investimentos em aeroportos, como o de Guarulhos e Olímpia; e hotéis no formato de multipropriedade em destinos do interior paulista.

O Fórum
O evento é uma iniciativa inovadora da Setur-SP em parceria com a InvestSP, agência de promoção de investimentos do Governo de SP, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), e a Câmara de Comércio e Indústria dos BRICS. O objetivo é captar recursos para aumentar o fluxo turístico, impulsionar a economia e a competitividade de SP. Estiveram presentes ao evento o anfitrião e titular da Setur-SP, Ronaldo Lucena, além do secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Jorge Lima, entre outras autoridades e mais de 150 participantes.

Prestigiaram também o fórum fundos brasileiros e internacionais, além de empreendedores como Wet’n Wild, WTC, Blue Tree, Vila Galé, Votorantim, Grupo Wish, CVC e Grupo Accor, além de entidades como o FOHB.

“É a primeira vez que o Brasil sedia um fórum de investimentos focado no setor de turismo. Com certeza teremos uma grande receptividade dos investidores à coletânea de projetos que serão apresentados pelo Estado de São Paulo”, afirma o embaixador João Gilberto Vaz, representante da Câmara de Comércio e Indústria do BRICs+.

Espaço para banner